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segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Faz de conta

Este blog não é somente para reclamar e também ensinar, esclarecer o que não é divulgado no produto, aqueles pequenos problemas que existem neles, mesmo porque não existe produto perfeito, cada qual tem sua caracteristica, por isto temos a opção de escolha, só que para tal devemos saber tudo sobre ele, neste artigo explico como é o procedimento de um empresário com seu produto e sua venda, isto é o que resulta no produto final.
Quanto mais converso com vendedores e empresários, mais fico certo de suas convicções no seu modo de agir no mercado, há algum tempo atrás não se falava em direito do consumidor, e quem reclamasse e ridicularizado pelas empresas, depois da globalização da economia houve muitas mudanças, e esta é com certeza a parte boa, as empresas mudaram o seu perfil e continuam mudando, pois a economia muda constantemente, no caso especifico com o consumidor, hoje temos as leis do consumidor que regulam isto, mesmo que as leis não são tão boas para nós, elas são com certeza são bem vindas, cabe a nós manifestar e mudar as leis que ainda são voltadas as empresas, é exatemente o perfil deste blog, estas mesmas empresas que hoje tem o serviço SAC, as mesmas que no passado ironizam os seus clientes (não são todas), disponibilizaram este serviço ao cliente não porque mudaram, e sim porque o mercado acima de tudo exige, com a concorrencia esta mesmas empresas tiveram que se adequar ao mercado se não ficariam para trás, isto não quer dizer que elas mudaram sua visão em relaçlão ao consumidor, não, foram obrigadas a isto por força de mercado e pela leis do consumidor, mas isto não quer dizer nada (vide post sobre SAC de uma empresa), os SAC's destas empresas são apenas FAZ-DE-CONTA (isto na maioria delas), eles fazem de conta que atendem seus clientes e seus clientes FAZEM-DE-CONTA que são bem atendidos, o resultado é este.
Em conversa com pessoas em seus mais variados ramos observo o seguinte, todo empresário bem mais sucedido no mercado tem perfis semelhantes, mesmo que seja da outra área de atuação, este empresario sempre falam em padrão de qualidade em sua empresa, ótimo já uma visão de qualidade, porém quando coloco minhas sujestões técnicas para eles pronto, começa a torcer o nariz, em primero que a maioria não aceitam sujestões por acharem que seus métodos são falíveis colocando-os duvida sobre sua capacidade, em segundo por ter que investir para isto, se o cliente não ve porque investir, por este motivo sempre afirmam que a atual posição é a certa, os seus clientes estão satisfeitos, então ele FAZ-DE-CONTA que atende o cliente bem e o cliente FAZ-DE-CONTA que esta satisfeito e também FAZ-DE-CONTA que sabe o que comprou, este é o principal de tudo, o consumidor é ainda não conhece o que compram, por isto estes empresários pensam assim, aliás a maioria pensam assim, o mais engraçado é que o proprio consumidor que reclama do produto que compra, do atendimento que recebe, muitas vezes na sua própria empresa, ele se porta do mesmo jeito da empresa reclamada, então isto é visão unidirecional, só olha para ele, o resto ignora, então ele FAZ-DE-CONTA que está certo.
Eu já coloquei minha qualificação a voces, sou um técnico em eletronica analógica e digital, desenvolvo sistema computadorizado de audio e video embenbed para uso profissional, fabrico peças mecanicas para este uso, faço dimensionamento de energia dos equipamentos, adequo sistemas para gerador, etc, com tudo isto de qualificação, ainda certos empresários resistem ao conselho de um tecnico nesta área, mas isto não ocorre só em pais de terceiro mundo, lá também, só que lá o consumidor é mais atento ao que compra, mesmo assim veja os RECALL's da industria americana principalmente (veja post dos recall's), um exemplo aconteceu algum tempo, a empresa adiquiriu um par de caixas sub-graves da mackie, esta recém lançadas no mercado, esta caixas tem um cross-over ativo embutido, permitindo assim acoplar caixas amplificadas como RFC para somar todas as faixas de frequencias, pois depois de um mes de uso começou a queimar estas caixas RFC, foram tres no total, isto aconteceu em uma das caixas, ligava a rfc e boom... estourava a caixa, levei a assistencia dela no brasil, ficou tres dias lá, me disseram que não encontraram nada, o engenheiro responsável no estados unidos me desqualificou falando que não sabia usar o equipamento, bom, para quem me conhece imaginem o que falei para ele, para se ter uma idéia no dia seguinte a caixa estava pronta e o tecnico aqui no brasil me confindeciou que tinha um problema do circuito integrado que faz a função de corte de frequencias, sendo que chegou a dar 60volts dc no pino terra da caixa rfc, para quem sabe do que estou falando, isto é fatal para queimar, resultado consertaram até a outra, não cobraram nada e não falaram mais a respeito, e pelo visto resolveram o problema e pronto, isto prova como somos tontos em aceitar tudo que eles falam e fazem, se por minha parte eu FAZESSE-DE-CONTA que estavam certo, com certeza mais de cinco mil dolares da empresa seria jogado no lixo por simples ignorancia de minha parte, e voces já pensaram nisto
?porque me preocupo com a empresa?
Bom para começar, quando eu falo de padrão de atendimento, eu falo que tem que ser entregue no minimo o que o contrato com um cliente reza, por padrão meu e de varias empresas que conheço, entrega-se mais do que esta estabelecido no contrato, nosso objetivo é satisfazer o cliente, quando ele compra um produto meu por exemplo, quero que ele saiba o que está comprando e o que esta tendo a mais do que o combinado, isto não é golpe publicitário, que muitos fazem marketing de seus produtos de dão de brinde alguma coisa, mesmo porque esta embutido no preço, quantas vezes apos entrega do produto, o cliente pede algo mais e é atendido, claro no ramo de serviços pode ser feito sem onus, mas em outros podem ser revistos também, isto se chama atendimento ao consumidor e clareza no que faz, mas, não confundir atendimento com submissão ao cliente, para tudo existe um limite ético, basta repensar este conceito.

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