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segunda-feira, 14 de julho de 2008

motor a alcool não pega no frio - dica

Comprei uma parati a alcool, modelo quadrado, mas inteira, o o motor tinha sido feito a seis meses, estava tudo certo, mas claro como todo carro antigo, sempre tem manutenção para fazer, como tempo observei que este tinha uma dificuldade imensa de pegar no frio, foi em maio agora, imaginem de madrugada o gelo que estava, analizando bem o motor ficava pesado demais no frio, quando estava a tarde a temperatura ficava mais alta, era mais fácil, mas tive muitos problemas, ela veio com uma bateria de 60 amperes, que não se mostrava suficiente para faze-la pegar, então troquei com a da minha kombi, que é de 70amperes, a kombi é a gasolina, não tem problema para pegar, melhorou mais não resolveu todo o problema, revizei o sistema eletrico e estava normal, dentro dos parametros, é aconselhável verificar os terminais da bateria e o cabo tanto positivo que vai ate o arranque como o negativo tambem, pois o consumo de corrente durante a partida é muito grande sendo um quase curto na bateria, então os cabos deverão estar bem conectados, troquei os terminais que estavam velhos, melhorou mas não resolveu, fiz pesquisa em todo meio que conhecia, ai me lembrei que há algum tempo atras tive outra kombi que começou a vazar oleo e como não tinha tempo para parar, completava com oleo barato, quando parei ela para fazer a manutenção no motor, o oleo do motor delas estava parecendo uma gelatina de tão gorassa qu eestava, fiz o seguinte, dei a partida no motor até esquentar total, desliguei e escoei o oleo, depois colcoquei oleo de primeira linha, deixei esfriar durante a tarde inteira, volteia a garagem para verificar, o oleo que estava na bandeija estava parecendo uma gosma, que naão passava no funil, dei a partida no motor e giro foi tão rapido que nem precisei injetar gasolina, pegou rapidamente, problema resolvido, ok? e porqu eaconteceu isto,
pesquisei junto as empresas de oleos lubrificantes e descobri o problema, estes oleos baratos são muitas vezes recuperado e ou refugo, quando uma empresa seria fabrica o oleo de motor, é aplicado os aditivos nescessarios para seu uso, os principais são,
1) aditivo para manter a viscosidade do motor nas temperaturas de trabalho, se não ele vira pasta como foi o meu caso ( me parece que so foi detectado este problema somente com o motor a alcool, depois disto tive varios casos iguais, mas so com motor a alcool)
2)aditivo detergente para limpar principalmente os cilindros e mante-los limpos da sujeira da combustão para não travar os anéis, por isto que o oleo fica escuro.
3) aditivo para manter o oleo nos componentes internos mesmo depois de dias parados, quando se dá a partida ele não gire a seco
4) aditivo antiespumante

este são os principais aditivos que dão a capacidade do oleo do motor, quando o oleo é barato desconfie, só compre de marcas conhecidas, senão uma economia de de R$20,00 reias pode custar uma retifica de motor completa, um motor 1000 hoje custa R$2500,00 para fazer....

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